Início » Teste da Bochechinha » Dia Nacional da Conscientização da Triagem Neonatal

Dia Nacional da Conscientização da Triagem Neonatal

6 de junho de 2020

triagemneonatal_testedabochechinha_teste da bochechinha_triagem neonatal

Dia Nacional da Conscientização da Triagem Neonatal

triagemneonatal_testedabochechinha_teste da bochechinha_triagem neonatal
Início » Teste da Bochechinha » Dia Nacional da Conscientização da Triagem Neonatal

6 de junho de 2020

QUAL A IMPORTÂNCIA DA TRIAGEM NEONATAL?

Dia 06 de Junho é o Dia Nacional da Conscientização da Triagem Neonatal.

A triagem neonatal é uma ação preventiva para identificar doenças tratáveis e com manifestação ainda na infância. 

Quando identificadas precocemente e tratadas, essas doenças podem não interferir no desenvolvimento do bebê ou ter seu impacto reduzido com uma melhora significativa na qualidade de vida da criança. 

Ao nascer, todos os bebês brasileiros devem realizar pelo menos quatro testes de triagem neonatal: os testes do pezinho básico, do olhinho, da orelhinha e do coraçãozinho. Há ainda outros testes neonatais complementares que podem ser realizados logo após o nascimento. O Teste da Bochechinha, que analisa o DNA do bebê para identificar mais de 310 doenças, é o teste de triagem neonatal mais completo realizado no Brasil.

TESTES NEONATAIS

Teste do Pezinho

O Teste do Pezinho básico investiga seis doenças: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, anemia falciforme, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase). Laboratórios e hospitais da rede privada  também oferecem versões expandidas ou ampliadas do teste do pezinho.

O Teste do Pezinho básico é obrigatório para todos os recém-nascidos, deve ser realizado entre o 3º e 5º dia de vida do bebê e é gratuito na rede pública de saúde. 

Um resultado positivo no Teste do Pezinho para uma determinada doença não significa que a criança com certeza irá desenvolvê-la. Resultados positivos em testes do pezinho básico ou expandidos precisam ser seguidos por testes confirmatórios. Diante de um resultado positivo, o médico que acompanha o bebê solicitará exames complementares para confirmar ou excluir a doença.

Teste SCID e AGAMA

O teste do pezinho não investiga as imunodeficiências congênitas, um grupo muito importante de doenças neonatais. As imunodeficiências causam infecções graves, que se não tratadas, causam a morte no primeiro ano de vida. Por isso é fundamental que a doença seja identificada o mais cedo possível. As imunodeficiências congênitas são triadas em recém-nascidos em um teste oferecido pela rede privada chamado de “SCID e AGAMA”. 

Teste da Bochechinha

O laboratório Mendelics desenvolveu um teste de triagem neonatal capaz de identificar se o bebê tem risco de desenvolver mais de 310 doenças tratáveis, antes mesmo de qualquer sinal clínico. Para isso usamos em nosso teste uma estratégia inovadora chamada de Sequenciamento de Nova Geração que rastreia simultaneamente várias regiões do DNA do bebê.

O Teste da Bochechinha pode ser feito assim que o bebê nasce ou em qualquer outro momento da vida da criança.

O Teste da Bochechinha identifica as doenças dos testes do pezinho básico e ampliado/expandido e as imunodeficiências congênitas, e centenas de outras doenças que não são investigadas nos testes de triagem neonatal convencional.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Teste da Bochechinha

pt_BRBR
es_COES pt_BRBR
Fale Conosco
1
Olá, podemos ajudar?
Aqui você pode tirar suas dúvidas e realizar sua compra de forma simples, rápida e segura.