SOBRE A MENDELICS

Fundada em 2012, a Mendelics é o primeiro e maior laboratório brasileiro especializado em exames diagnósticos genéticos para doenças raras e câncer através da técnica de Sequenciamento de Nova Geração (NGS).

A Mendelics recebeu o prêmio MIT em inovação com o Abracadabra®, uma plataforma desenvolvida internamente para analisar os resultados do sequenciamento das amostras dos nossos pacientes. Com o uso de inteligência artificial, o Abracadabra® analisa as variantes genéticas encontradas nas amostras e as categoriza de acordo com a relevância clínica (de benignas a patogênicas). Para isso a plataforma consulta as informações disponíveis na literatura médica e nos bancos de dados genéticos públicos (ClinVar e gnomAD, entre outros) e do banco interno do laboratório. As análises no Abracadabra® são realizadas exclusivamente por médicos geneticistas, que são responsáveis também pela elaboração dos laudos.

A Mendelics detém o maior banco de dados de variantes genéticas do Brasil, resultado de mais de 70.000 pacientes testados. Com a missão de contribuir para a comunidade científica, nosso laboratório também submete, com permissão dos pacientes e de forma anonimizada, variantes no banco de dados Clinvar do National Center for Biotechnology Information. O Clinvar reúne informações sobre mais de 700.000 variantes e é atualmente o maior banco de dados genético. Mais de 1.500 pesquisadores acadêmicos e laboratórios clínicos de todo o mundo submetem variantes no Clinvar, de forma colaborativa, para que a comunidade científica possa expandir seu conhecimento sobre variantes que causam doenças genéticas. Com mais de 9.300 variantes submetidas, a Mendelics está entre os 20 maiores submissorers mundiais desse banco – Veja aqui.

Com toda experiência adquirida ao longo do tempo, em 2017, foi lançado o Teste da Bochechinha, um exame de triagem neonatal genético focado em avaliar o risco para mais de 300 doenças genéticas da primeira infância que são graves, porém tratáveis.

Com uma infraestrutura e processos muito bem estabelecidos, a Mendelics consolidou um sistema de gestão de qualidade focado em atender requisitos internacionais de qualidade, auditados anualmente por entidades reconhecidas nacional e internacionalmente, possibilitando a Mendelics ser o único laboratório de base genômica latino americano a obter as acreditações do CAP (Colégio Americano de Patologistas – #8671464) e do INMETRO na NBR/ISO-15189.

ACREDITAÇÃO CAP

Esta acreditação é reconhecida como a mais importante para laboratórios clínicos. A Mendelics está acreditada desde 2017 junto ao CAP sob o número 8671464. Mais informações sobre o CAP em https://www.cap.org/

ACREDITAÇÃO INMETRO

A Norma ISO-15189:2015 certifica a competência do sistema de gestão da qualidade de laboratórios clínicos respeitando padrões internacionais. A Mendelics está acreditada desde 2018 sob o número CLC 0007.
Desta forma, buscando sempre garantir qualidade e acessibilidade aos exames genéticos, a Mendelics contribui mundialmente com o desenvolvimento e o avanço científico em prol da saúde.

Responsável técnico do laboratório Mendelics: Prof. Dr. Fernando Kok (CRM-SP 32.255)

pt_BRBR
es_COES pt_BRBR
Compre pelo Whatsapp
1
Olá, podemos ajudar?
Precisa de ajuda para solicitar o seu kit do Teste da Bochechinha? Aqui você pode tirar suas dúvidas e realizar sua compra de forma simples, rápida e segura.