Entenda o Sequenciamento de Nova Geração, a técnica de sequenciamento de DNA pela qual as amostras do Teste da Bochechinha são sequenciadas.
O Sequenciamento de Nova Geração (Next Generation Sequencing – NGS) é uma tecnologia de sequenciamento em larga escala na qual milhões e até bilhões de fragmentos de DNA são sequenciados simultaneamente em uma única corrida.
O Sequenciamento de Nova Geração é a tecnologia usada para identificar a sequência de bases do DNA das amostras que são analisadas no Teste da Bochechinha.
Entenda sobre essa técnica que revolucionou os estudos biológicos e qual sua importância para a triagem genética.
O que é Sequenciamento de Nova Geração (NGS)?
Sequenciamento de Nova Geração, também chamado de NGS (do inglês, Next Generation Sequencing) é uma tecnologia de alta performance, automatizada e que permite o sequenciamento do DNA de forma massiva, em paralelo (isto é, simultaneamente), e com a análise de diferentes amostras em um mesmo ensaio (multiplex).
Desde o surgimento das primeiras tecnologias, hoje denominadas de segunda geração, já foram desenvolvidos sequenciadores de terceira e quarta geração. O Sequenciamento de Nova Geração revolucionou a genômica e várias outras áreas, como a medicina.
Antes do NGS, o método de sequenciamento de DNA largamente utilizado por anos foi o método de Sanger, desenvolvido na década de 1970. Nessa tecnologia, dentre outras diferenças com relação ao NGS, acontece o sequenciamento de apenas um fragmento de DNA por reação, o que limita a escalabilidade dessa abordagem.
Além da possibilidade do sequenciamento massivo e em paralelo, outras inovações trazidas pelo NGS também permitiram reduzir os custos do sequenciamento, que vêm decrescendo significativamente nos últimos 20 anos.
Sequenciamento de Nova Geração na MendelicsExistem diferenças entre os métodos de preparo de amostras e plataformas (equipamentos) do Sequenciamento de Nova Geração. O Teste da Bochechinha utiliza sequenciamento de segunda geração na plataforma Illumina®, com estratégia de preparo de biblioteca por hibridização e captura, cuja taxa de erros é menor do que em outras estratégias, sendo mais sensível e acurada. Na plataforma Illumina®, durante o sequenciamento, é criada uma cópia de cada fragmento de DNA de interesse onde as bases adicionadas emitem um sinal de fluorescência que é detectado pelo sequenciador, que em seguida traduz esses sinais em sequências de texto. |
Teste da Bochechinha e o Sequenciamento de Nova Geração
Entenda as etapas que envolvem o Teste da Bochechinha, com destaque para o Sequenciamento de Nova Geração.
Após a coleta de amostra, que no Teste da Bochechinha é por swab bucal, são feitas as seguintes etapas:
1. Extração do DNA: o primeiro passo é extrair o DNA da amostra, utilizando protocolos já testados e bem estabelecidos.
2. Sequenciamento do DNA: após a extração, inicia-se a etapa laboratorial do Sequenciamento de Nova Geração, que prepara o DNA do recém-nascido para o sequenciamento.
2.1. Preparação da biblioteca: cada amostra recebe um identificador próprio (chamado index, que funciona como uma etiqueta) que é utilizado para diferenciá-la nas etapas de análise.
2.2. Sequenciamento: após a preparação da biblioteca, o DNA do recém-nascido é submetido ao sequenciamento. Os equipamentos de sequenciamento de nova geração sequenciam as amostras de DNA.
3. Análise do DNA – bioinformática: após o sequenciamento, os dados genéticos gerados passam por diversas etapas de bioinformática antes de serem interpretados pela equipe médica e de aconselhamento genético.
O Teste da Bochechinha utiliza o Abracadabra®, uma plataforma proprietária de análises genéticas baseada em Inteligência Artificial, que interpreta os dados gerados no Sequenciamento de Nova Geração, analisa as variantes genéticas encontradas nas amostras e as classifica de acordo com a relevância clínica (de benigna à patogênica).
4. Análise médica e elaboração de laudo: as variantes genéticas identificadas na etapa anterior são avaliadas exclusivamente pela equipe médica e de aconselhamento genético, composta por médicos e geneticistas experientes, que também são responsáveis pela elaboração dos laudos.
Qual a importância do Sequenciamento de Nova Geração na triagem neonatal?
A triagem neonatal é uma ação preventiva para identificar doenças tratáveis e com manifestação ainda na infância. Quando identificadas e tratadas precocemente, essas doenças podem não interferir no desenvolvimento do recém-nascido ou ter seu impacto reduzido com uma melhora significativa na qualidade de vida da criança.
Todos os recém-nascidos no Brasil têm o direito de realizar, gratuitamente, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Teste do Pezinho. Contudo, centenas de doenças genéticas com tratamento disponível não são incluídas nesse e em outros testes de triagem neonatal devido às limitações técnicas.
Assim, o uso da tecnologia de Sequenciamento de Nova Geração na triagem neonatal, como é feito no Teste da Bochechinha, é uma abordagem inovadora que permite expandir o número de doenças triadas em recém-nascidos, através da análise de centenas de genes de uma única vez, de forma rápida e precisa.
O Teste da Bochechinha identifica recém-nascidos assintomáticos com risco aumentado para desenvolver 340 doenças raras, graves e com tratamento disponível. A triagem neonatal genética salva vidas!
Tem alguma dúvida sobre o Sequenciamento de Nova Geração ou sobre o Teste da Bochechinha? Entre em contato conosco pelo site ou pelo telefone (11) 5096-6001.
É médico e quer oferecer o Teste da Bochechinha em sua clínica, consultório, hospital ou maternidade? Fale com a nossa equipe e seja nosso parceiro.
Revisão |
O que é Sequenciamento de Nova Geração?
Sequenciamento de Nova Geração, também chamado de NGS (do inglês, Next Generation Sequencing) é uma tecnologia de alta performance, automatizada e que permite o sequenciamento do DNA de forma massiva, em paralelo (isto é, simultaneamente), e pela análise de diferentes amostras em um mesmo ensaio (multiplex). Quais as vantagens do Sequenciamento de Nova Geração? Existem diversas vantagens trazidas pelo Sequenciamento de Nova Geração, como a possibilidade de sequenciar milhões de pares de bases de diferentes fragmentos de DNA, com alta performance, ao mesmo tempo e em um mesmo ensaio, o que diminui tempo de análise e custo do exame. |
Referências
- Illumina. Next-Generation Sequencing (NGS) | Explore the technology. Acessado em 14 de abril de 2023.
- EMBL-EBI. What is Next Generation DNA Sequencing? | Functional genomics II. EMBL-EBI. Acessado em 14 de abril de 2023.
- Illumina. NGS vs. Sanger Sequencing. Illumina.com. Acessado em 14 de abril de 2023.
- Wetterstrand K. The Cost of Sequencing a Human Genome. Genome.gov. Acessado em 14 de abril de 2023.
- Slatko, B.E. et al. 2018. Overview of Next-Generation Sequencing Technologies. Current Protocols in Molecular Biology.
0 comentários
Trackbacks/Pingbacks