logo tipo epd
Início » Destaque » Abracadabra®: análise genética com inteligência artificial

Abracadabra®: análise genética com inteligência artificial

Compartilhe:

Abracadabra análises genéticas com inteligência artificial

Texto por: Nathalia Taniguti

10/03/21

Abracadabra® é um software que se baseia em inteligência artificial (IA) para analisar dados genéticos, identificar variantes patogênicas e garantir maior agilidade na entrega dos laudos dos testes. É um programa de uso exclusivo, criado pela Mendelics, laboratório que desenvolveu o Teste da Bochechinha, e que ganhou o Prêmio MIT de Inovação em 2014.

 

Inteligência artificial na medicina

 

Inteligência artificial (IA) é um campo da ciência na qual computadores ou robôs comandados por computadores executam atividades associadas à inteligência humana, como aprendizagem, resolução de problemas e reconhecimento de padrões. 

O estudo de IA iniciou-se na década de 50 e hoje todos os setores produtivos, incluindo a medicina, aplicam IA para facilitar processos. A diversidade de aplicações e a importância da IA na área da saúde pode ser medida pelo valor do setor, que em 2025 estima-se chegar a mais de 38 bilhões de dólares

Nos últimos anos, a digitalização e automatização promovidas pela IA passaram a integrar todos os processos médicos, de modo a otimizar decisões, aperfeiçoar ainda mais o diagnóstico e personalizar o tratamento.

 

Conheça a importância do Abracadabra® para as análises genéticas feitas no Teste da Bochechinha e o impacto desse programa na identificação de doenças.

 

Abracadabra®: análises genética precisas 

 

O Teste da Bochechinha utiliza uma amostra de saliva coletada da bochecha do recém-nascido (swab bucal) para a extração de DNA, que é posteriormente sequenciado pela técnica de sequenciamento de nova geração (NGS).

O Abracadabra® interpreta os dados gerados pelo sequenciamento NGS, analisando as variantes genéticas encontradas no DNA, classificando-as de acordo com informações na literatura científica, nos bancos de dados genéticos públicos (ClinVar e gnomAD, por exemplo) e no banco de dados internos da Mendelics.

O banco de dados genômicos da Mendelics é o maior banco da América Latina, com mais de 120 mil exames genéticos.

As variantes genéticas encontradas pelo Abracadabra® são incluídas em 5 categorias, seguindo o que é proposto pelo Colégio Americano de Genética Médica e Genômica (ACMG), de acordo com a probabilidade de causar doença: benigna, provavelmente benigna, variante de significado incerto (VUS/SUV), provavelmente patogênica e patogênica.

No Teste da Bochechinha são reportadas as variantes provavelmente patogênicas e as variantes patogênicas, ou seja, alterações genéticas com potencial relevância clínica.

 

É importante destacar que mesmo não sendo encontradas variantes patogênicas ou provavelmente patogênicas no DNA do recém-nascido, isso não significa risco zero ou ausência de risco para o desenvolvimento das doenças, pois a comunidade científica constantemente descobre novas variantes associadas a doenças.

 

Os resultados são laudados pelos médicos e aconselhadores genéticos da equipe Teste da Bochechinha – Mendelics. A união da inteligência artificial da plataforma Abracadabra® com a experiência da equipe médica, tornam as análises do Teste da Bochechinha rápidas, precisas e confiáveis.

a importância do abracadabra para a análise genética de variantes

O Abracadabra é uma plataforma de análises genéticas que interpreta os dados gerados pelo NGS, analisa as variantes genéticas encontradas nas amostras e as classifica de acordo com a relevância clínica.

Qual a importância do Abracadabra®?

 

Pela comparação do DNA do recém-nascido com o genoma humano de referência, milhares de variantes genéticas são encontradas, porém, nem todas essas variantes têm relevância clínica. 

Para “filtrar” essas variantes, o Abracadabra® tem um sistema próprio de predição in silico de patogenicidade, que utiliza inteligência artificial para predizer o impacto da alteração genética encontrada na função de uma proteína, que pode levar ou não a uma doença genética.

Além disso, conforme novas análises são realizadas e incorporadas pelo Abracadabra®, o sistema de inteligência artificial se aperfeiçoa. Dessa forma, a plataforma Abracadabra® está em contínuo processo de aprendizagem, o que torna as análises genéticas mais precisas e eficientes.

Por seu caráter inovador e preciso, a plataforma Abracadabra® é reconhecida internacionalmente como uma das melhores ferramentas para análises genéticas de variantes.

Saiba mais sobre o Teste da Bochechinha e como o Abracadabra® auxilia nos testes genéticos no vídeo “Treinamento Mendelics: Triar para Tratar”.

A Mendelics, laboratório que desenvolveu o Teste da Bochechinha, valoriza e investe em uma equipe multidisciplinar e especializada, que é empenhada em utilizar e desenvolver a IA no Abracadabra® para cada vez mais tornar o diagnóstico genético rápido, preciso e acessível a todos.

Está com dúvida sobre o Teste da Bochechinha ou sobre o Abracadabra®? Deixe nos comentários ou entre em contato conosco pelo site ou pelo telefone (11) 5096 – 6001.

Você é médico e quer oferecer o Teste da Bochechinha para seus pacientes? Converse com a gente e seja nosso parceiro.

 

Revisão

O que é a plataforma Abracadabra®?

É uma plataforma de análises genéticas que interpreta dados gerados por sequenciamento NGS, analisando as variantes genéticas encontradas nas amostras e as classificando de acordo com a relevância clínica.

Qual a importância da plataforma Abracadabra®?

O Abracadabra® tem um sistema próprio de predição in silico da patogenicidade das variantes encontradas em um sequenciamento. Ele utiliza inteligência artificial para predizer o impacto da alteração genética na função proteica. 


 

2 Comentários

  1. Bianca Moreira Brito

    Até que idade pode ser feito esse teste da bochechinha

    Responder
    • Equipe Mendelics

      Olá Bianca, agradecemos o seu contato e que bom que se interessou pelo Teste da Bochechinha.

      Não existe uma idade máxima para realizar o Teste da Bochechinha. O exame foi desenvolvido para triar doenças que normalmente ocorrem na primeira infância. Após 10 anos de idade, os benefícios da triagem em uma criança saudável não serão tão importantes. No entanto, algumas doenças identificáveis podem se manifestar após esta idade.

      Qualquer outra dúvida, conte sempre conosco!

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *