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Marcos do desenvolvimento infantil

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3 ilustrações de um mesmo bebê em diferentes posições: sentado, engatinhando e andando

Texto por: Juliana Gomes

29/11/22

O acompanhamento dos marcos do desenvolvimento por um profissional da saúde é crucial para identificar precocemente quando há atraso no desenvolvimento e, com isso, investigar se há uma condição clínica ou doença associada ao atraso e/ou para intervir o mais cedo possível através de abordagens terapêuticas (como terapia ocupacional, fonoaudiologia e fisioterapia) que podem estimular o desenvolvimento esperado.

O que são marcos do desenvolvimento infantil

Os marcos do desenvolvimento infantil são os aprendizados e as habilidades do desenvolvimento neuropsicomotor que a maioria das crianças conquista nos primeiros anos de vida. Cada criança é única, mas há um padrão previsível na aquisição de novas habilidades e no aumento progressivo da complexidade de cada um dos aprendizados já adquiridos.

As habilidades específicas fazem parte de domínios maiores:

  • Desenvolvimento Motor (DM): Referente ao domínio de movimentos, dividido em dois tipos. DM grosso, realização de movimentos usando grandes músculos (sentar, engatinhar, andar); e DM fino, realização de movimentos usando as mãos ou músculos pequenos (como o movimento de pinça).
  • Desenvolvimento de Linguagem: Relacionados ao entendimento e expressão, via comunicação verbal ou não-verbal.
  • Desenvolvimento Cognitivo: Associado ao desenvolvimento do raciocínio, memória e resolução de problemas.
  • Desenvolvimento Psicossocial e comportamental: Criação de vínculos, auto-regulação e interação com outras pessoas.

Os principais marcos no primeiro ano de vida

Entre os principais cuidados com a saúde do bebê nos seus primeiros anos está o acompanhamento médico. Nas consultas, além de avaliar o bem-estar geral da criança, o médico avalia os marcos do desenvolvimento e sugere atividades que os próprios pais podem fazer em casa para estimular o aprendizado e as habilidades da criança.

Apenas os profissionais de saúde, como médicos, fonoaudiólogos e fisioterapeutas, terão o conhecimento necessário para avaliar se o bebê está se desenvolvendo bem ou se apresenta algum ponto de atenção que demanda uma maior investigação ou tratamento.

Idade corrigida para bebês prematuros

O desenvolvimento físico, motor, intelectual e comportamental de um bebê prematuro é diferente de um bebê nascido a termo. Por isso, até os seus 2 a 3 anos de vida, dependendo do grau de prematuridade e intercorrências após o nascimento, é utilizada a idade corrigida do bebê prematuro para avaliar o seu desenvolvimento.

A idade corrigida é a idade que a criança teria se tivesse nascido de 40 semanas de gestação.

Para calcular a idade corrigida, subtraia o tempo que faltava para completar as 40 semanas de gestação da idade da criança.

Por exemplo:

Uma criança com 2 meses de vida (aproximadamente 8 semanas), nascida com 35 semanas de gestação, tem sua idade corrigida de 3 semanas. Assim, os marcos do desenvolvimento esperados para ela são o equivalente à idade de 3 semanas.

 

Os marcos do desenvolvimento por idade listados abaixo foram retirados do material elaborado pelo Centers for Disease Control and Prevention (CDC) e distribuído pela Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil (SBNI).

Esses marcos são aqueles observados na maioria (pelo menos 75%) das crianças. Porém, pode-se esperar alguma variação na idade que o marco é atingido. Procure um médico para acompanhar a saúde de seus filhos e tirar suas dúvidas sobre os marcos do desenvolvimento esperados para eles.

2 meses

  • Começa a sorrir para as pessoas
  • Consegue se acalmar rapidamente (pode levar as mãos à boca e chupar a mão)
  • Tenta olhar para os pais
  • Começa a fazer barulhos e gorgolejar
  • Vira a cabeça em direção aos sons
  • Presta atenção a rostos
  • Começa a seguir objetos com os olhos e reconhece as pessoas de longe
  • Começa a ficar entediado (chora, fica inquieto) se a atividade não muda
  • Consegue manter a cabeça elevada e começa a erguer o tronco quando está de bruços
  • Faz movimentos mais suaves com os braços e as pernas

4 meses

  • Sorri de forma espontânea, especialmente para as pessoas
  • Gosta de brincar com as pessoas e pode chorar se a brincadeira acaba
  • Imita alguns movimentos e expressões faciais, como sorrir ou franzir a testa
  • Começa a balbuciar
  • Balbucia com expressões e imita os sons que ouve
  • Chora de maneira diferente para mostrar fome, dor ou cansaço
  • Mostra a você se está feliz ou triste
  • Responde ao afeto
  • Tenta pegar um brinquedo com uma mão
  • Usa as mãos e olhos juntos, como ao ver um brinquedo e tentar pegá-lo
  • Segue as coisas em movimento com os olhos de um lado para o outro
  • Observa os rostos atentamente
  • Reconhece pessoas e coisas familiares de longe
  • Mantém a cabeça erguida firmemente, sem apoio
  • Empurra as pernas quando os pés estão encostados em uma superfície dura
  • Consegue rolar de barriga para cima quando está de bruços
  • Consegue segurar um brinquedo e chacoalhá-lo e balançar brinquedos pendurados
  • Leva as mãos à boca
  • Quando está de bruços, se apoia sobre os cotovelos

6 meses

  • Reconhece rostos familiares e começar a perceber se alguém é estranho
  • Gosta de brincar com outros, especialmente os pais
  • Responde a emoções alheias e normalmente parece feliz
  • Gosta de se ver no espelho
  • Responde aos sons emitindo sons
  • Une as vogais ao balbuciar (“ah”, “eh”, “oh”) e gosta de revezar com os pais enquanto emite sons
  • Responde ao próprio nome
  • Emite sons para mostrar alegria e descontentamento
  • Começa a falar sons consoantes (articula com “m”, “b”)
  • Observa as coisas ao seu redor
  • Leva objetos à boca
  • Mostra curiosidade sobre as coisas e procura alcançar objetos que estão fora do alcance
  • Começa a passar as coisas de uma mão para a outra
  • Rola em ambas as direções (de bruços para costas e vice-versa)
  • Começa a sentar-se sem apoio
  • Quando está de pé, apoia o peso sobre as pernas e pode tentar saltar
  • Balança para frente e para trás, às vezes engatinhando para trás antes de seguir para frente

9 meses

  • Pode ter medo de estranhos
  • Pode ser grudado nos adultos familiares
  • Possui brinquedos favoritos
  • Compreende “não”
  • Emite muitos sons diferentes como “mamamama” e “bababababa”
  • Imita sons e gestos dos outros
  • Usa os dedos para apontar as coisas
  • Observa o caminho de alguma coisa quando ela cai
  • Procura objetos que vê você esconder
  • Brinca de esconder e achar o rosto
  • Coloca objetos na boca
  • Movimenta objetos facilmente de uma mão para a outra
  • Pega coisas, como cereais, entre o dedão e o dedo indicador
  • Fica de pé apoiado em algo
  • Consegue se sentar
  • Senta sem apoio
  • Puxa para levantar
  • Engatinha

1 ano

  • É tímido ou nervoso com estranhos
  • Chora quando a mãe ou pai vai embora
  • Possui pessoas e objetos preferidos
  • Demonstra medo em algumas situações
  • Entrega um livro para você quando quer ouvir uma história
  • Repete sons ou reações para conseguir atenção
  • Levanta os braços e as pernas para ajudar na hora de se vestir
  • Brinca de “esconder e achar o rosto” e “ciranda”
  • Responde a pedidos simples verbais
  • Usa gestos simples, como balançar a cabeça [simbolizando] “não” ou acenar “tchau”
  • Emite sons com alterações no tom (soa mais parecido com a fala)
  • Diz “mama” e “papa” e exclamações como “uh-oh!”
  • Tenta dizer as palavras que você fala
  • Explora as coisas de formas diferentes, como chacoalhando, batendo ou arremessando
  • Acha objetos escondidos com facilidade
  • Olha para uma imagem ou objeto certo quando se diz o nome de tal objeto
  • Imita gestos
  • Começa a usar as coisas corretamente; por exemplo, bebe de um copo, escova o cabelo
  • Bate dois objetos um contra o outro
  • Coloca os objetos em uma caixa, tira os objetos de uma caixa
  • Solta as coisas sem ajuda
  • Cutuca com o dedo indicador
  • Segue instruções simples como “pegue o brinquedo”

O que significa um atraso de desenvolvimento

Se for identificada uma causa que explique o atraso, o médico pode recomendar terapias específicas para o domínio comprometido. Mas se o atraso não for explicado pelo histórico clínico ou por fatores familiares/sociais, o médico pode sugerir a avaliação por pediatras geneticistas e a investigação por exames diagnósticos. 

Possíveis causas do atraso de desenvolvimento

  • Histórico clínico
    • Prematuridade
    • Peso ao nascimento abaixo de 1,5 Kg
    • Intercorrências médicas
  • Falta de estímulos adequados
    • Depressão parental
    • Dificuldade de comunicação na família
    • Falta de conhecimento sobre estimulação

Triagem e diagnóstico

A triagem neonatal é uma ação preventiva que tem como objetivo identificar precocemente se o bebê possui risco aumentado de desenvolver diversas doenças, antes mesmo do bebê apresentar qualquer sintoma ou sinal, como o atraso de desenvolvimento. 

A detecção precoce garante que o bebê receba o tratamento adequado o mais rápido possível, evitando as consequências mais graves de cada doença.

O Teste da Bochechinha complementa a triagem neonatal tradicional analisando o DNA do bebê para identificar mais de 340 doenças genéticas raras e tratáveis que se manifestam nos primeiros meses ou anos de vida.

Quando o bebê possui sinais e sintomas que necessitam de uma maior investigação, ao invés dos exames de triagem, são realizados os exames de diagnóstico genético, como os oferecidos pela Mendelics, laboratório que criou o Teste da Bochechinha.

Está com dúvidas? Deixe nos comentários ou entre em contato conosco pelo site ou pelo telefone (11) 5096 – 6001.

Revisão

O que são marcos do desenvolvimento infantil?

Os marcos do desenvolvimento infantil são os aprendizados e as habilidades do desenvolvimento neuropsicomotor que a maioria das crianças conquista nos primeiros anos de vida. 

Quais são os domínios de desenvolvimento infantil?

Fazem parte do desenvolvimento infantil o desenvolvimento motor, de linguagem, cognitivo e psicossocial.

Quais são as causas do atraso de desenvolvimento?

Há variabilidade no desenvolvimento de cada criança e somente um profissional da saúde pode avaliar se há atraso. Alguns fatores de risco associados ao histórico clínico, falta de estímulo por parte dos cuidadores e algumas doenças ou condições estão relacionados aos atrasos de desenvolvimento. 

 

Referências

Scharf, R. J., Scharf, G. J., & Stroustrup, A. (2016). Developmental Milestones. Pediatrics in Review, 37(1), 25–38. doi:10.1542/pir.2014-0103 

Sociedade de Pediatria de São Paulo. Meu bebê nasceu prematuro: como vai ser seu desenvolvimento no primeiro ano de vida?. Acessado em 14 de novembro de 2022.

Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil. Aprenda os sinais. Aja cedo. Acessado em 14 de novembro de 2022.

Centers for Disease Control and Prevention. CDC’s Developmental Milestones. Acessado em 14 de novembro de 2022.

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