Início » Dúvidas frequentes » O Teste da Bochechinha substitui o teste do pezinho?

O Teste da Bochechinha substitui o teste do pezinho?

O Teste da Bochechinha substitui o teste do pezinho?

teste da bochechinha substitui o do pezinho
Início » Dúvidas frequentes » O Teste da Bochechinha substitui o teste do pezinho?

1 de abril de 2020

O Teste da Bochechinha substitui o do pezinho?

O Teste da Bochechinha é um exame genético de triagem neonatal que complementa e amplia o número de doenças analisadas em recém-nascidos, mas NÃO substitui o Teste do Pezinho. Um resultado alterado (positivo) no Teste do Pezinho precisa ser confirmado por exames que tenham maior sensibilidade para a detecção das doenças analisadas, principalmente testes genéticos, como o da Bochechinha.

O Teste da Bochechinha é capaz de identificar mais de 320 doenças genéticas, incluindo a maioria das doenças analisadas nas versões básica e ampliada do Teste do Pezinho e acrescentando muitas outras doenças que não podem ser identificadas em testes bioquímicos. No entanto, doenças infecciosas e algumas formas de hipotireoidismo congênito, que são identificadas pelo Teste do Pezinho não podem ser identificadas no Teste da Bochechinha.

Portanto, recomendamos que ambos os testes sejam realizados de forma complementar.

Quer saber mais sobre o Teste do Pezinho e a importância do Teste da Bochechinha?Leia mais abaixo

 

Teste do Pezinho

Teste do Pezinho básico investiga seis doenças: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, anemia falciforme, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase). Laboratórios e hospitais da rede privada  também oferecem versões expandidas ou ampliadas do teste do pezinho.

O Teste do Pezinho básico é obrigatório para todos os recém-nascidos, deve ser realizado entre o 3º e 5º dia de vida do bebê e é gratuito na rede pública de saúde. 

Um resultado positivo no Teste do Pezinho para uma determinada doença não significa que a criança com certeza irá desenvolvê-la. Resultados positivos em testes do pezinho básico ou expandidos precisam ser seguidos por testes confirmatórios. Diante de um resultado positivo, o médico que acompanha o bebê solicitará exames complementares para confirmar ou excluir a doença.

Teste da Bochechinha

O laboratório Mendelics desenvolveu um teste de triagem neonatal capaz de identificar se o bebê tem risco de desenvolver mais de 320 doenças tratáveis, antes mesmo de qualquer sinal clínico. Para isso usamos em nosso teste uma estratégia inovadora chamada de Sequenciamento de Nova Geração que rastreia simultaneamente várias regiões do DNA do bebê.

Teste da Bochechinha pode ser feito assim que o bebê nasce ou em qualquer outro momento da vida da criança.

Teste da Bochechinha identifica as doenças dos testes do pezinho básico e ampliado/expandido e as imunodeficiências congênitas, e centenas de outras doenças que não são investigadas nos testes de triagem neonatal convencional.

O Teste da Bochechinha, que analisa o DNA do bebê para identificar mais de 310 doenças, é o teste de triagem neonatal mais completo realizado no Brasil.

* Para algumas doenças é recomendado que resultado do Teste da Bochechinha seja confirmado por exame complementar.

20 Comentários

  1. Adriana

    Qual.o valor do teste da bochecha ? Onde pode ser realizado na região de Avaré, interior de São Paulo?

    Responder
    • Equipe Mendelics

      Olá Adriana,

      Agradecemos o seu contato e ficamos felizes com o seu interesse pelo Teste da Bochechinha, o teste de triagem neonatal genético mais completo que existe para o bebê.
      O Teste da Bochechinha está R$ 1.190,00 e pode ser parcelado em até 12x sem juros.
      Caso tenha mais alguma dúvida, estamos à disposição.

      Caso queira realizar em clínica, peço que entre em contato com nossa equipe de atendimento, para identificar os parceiros próximos a sua residência. O nosso contato é +55 11 5096-6001 (também é whatsapp) e e-mail contato@mendelics.com.

      Se optar por realizar em casa, fique tranquila com a coleta em seu bebê, pois o kit que chegará em sua casa contém tudo o que você precisa, incluindo as instruções para realizar a coleta de forma simples, rápida e segura (indolor). O Teste da Bochechinha não necessita de nenhuma amostra de sangue, apenas de saliva. Não se preocupe, a amostra possui estabilidade em temperatura ambiente de até 4 semanas, portanto é seguro o envio sem a necessidade de condições especiais de transporte.

      Conte sempre conosco.

      Responder
      • Isabel

        Até qual a idade a criança deve ter pra fazer o exame ?

        Responder
        • Equipe Mendelics

          Olá Isabel, que bom que se interessou pelo blog do Teste da Bochechinha.

          Por ser um teste genético, o Teste da Bochechinha pode ser realizado em qualquer idade, não havendo um limite. A diferença entre a realização do teste próximo ao dia do nascimento ou mais tarde é que algumas das doenças se manifestam bem cedo, enquanto outras doenças se desenvolvem silenciosamente e apresentam com sinais e sintomas tardios.

          Por isso, o quanto antes o teste for realizado, maiores serão os benefícios para o bebê.

          Qualquer outra dúvida, conte sempre conosco!

          Responder
        • Gabriel

          Olá, algum convênio cobre este tipo de exame?

          Responder
          • Equipe Mendelics

            Olá Isabel, que bom que se interessou pelo blog do Teste da Bochechinha.

            Informamos que o Teste é realizado de forma particular.

            Qualquer outra dúvida, conte sempre conosco!

          • Dorival Barbieri Filho

            Bom dia, sou pediatra, é possível fazer uma parceria pra a coleta ser realizada na minha clínica?

          • Equipe Mendelics

            Olá Doutor Dorival. Que bom que se interessou pelo Teste da Bochechinha.
            Pedimos a gentileza de nos enviar um e-mail para comercial@mendelics.com.br comunicando a melhor forma de contato para tratarmos sobre parceria

            Qualquer outra dúvida, conte sempre conosco.

    • Silvana Silva

      Um adulto de 41 anos que tem um Erro Inato de Metabolismo, sem diagnóstico, atualmente tem crise de agressividade e retardado mental, seria beneficiado com o Teste da bochechina Para saber o diagnóstico?Ele já fez com vcs um exame chamado exoma

      Responder
      • Letícia Marcorin

        Olá Silvana!

        O Teste da Bochechinha é um teste de triagem indicado para bebês assintomáticos. Para pessoas com sintomas é preciso fazer exames de diagnóstico, como o exoma que vocês já fizeram. Além disso, o Teste da Bochechinha investiga doenças que seriam identificadas por um exame de exoma. Então, no seu caso, o Teste da Bochechinha não é recomendado.

        Quaisquer outras dúvidas, estamos à disposição!

        Responder
  2. Thalita Marcelino Soares de Oliveira

    Até que idade pode ser feito?

    Responder
    • Equipe Mendelics

      Olá Thalita, que bom que se interessou pelo Blog Bochechinha.

      Não existe uma idade máxima para realizar o Teste da Bochechinha. O exame foi desenvolvido para triar doenças que normalmente ocorrem na primeira infância. Após 10 anos de idade, os benefícios da triagem em uma criança saudável não serão tão importantes. No entanto, algumas doenças identificáveis podem se manifestar após esta idade.

      Qualquer outra dúvida, conte conosco.

      Responder
  3. Renata

    Qual as doenças silenciosas que podem ser detectadas.. aliás quais as doenças?

    Responder
    • Equipe Teste da Bochechinha

      Olá Renata
      Agradecemos o seu interesse no conteúdo do nosso blog!
      O Teste da Bochechinha investiga mais de 340 doenças. Você pode ver a listagem completa de todas essas doenças na página de Doenças e Genes.

      Quaisquer outras dúvidas, estamos à disposição!

      Responder
  4. Edilene

    Olá . Desejo fazer o teste da bochechinha e fiquei na dúvida se preciso realizar o teste ampliado com pesquisa de skid e agama. Eu pensava fazer os 2, mas parece que no teste da bochecinha já inclui todas as doenças do ampliado. O que vocês orientam nestes casos? Onde fica o laboratório que enviamos as amostras?

    Responder
    • Equipe Teste da Bochechinha

      Olá Edilene, obrigada pelo seu comentário!

      As mais de 340 doenças analisadas no Teste da Bochechinha têm causa genética. As versões ampliadas e expandidas do Teste do Pezinho, que são oferecidas na rede privada, incluem algumas doenças de causa não genética, como a Toxoplasmose congênita e outras doenças infeciosas. Por isso, recomendamos que ambos os testes sejam feitos, pois se complementam.

      Caso tenha mais dúvidas, estamos à disposição!
      Equipe Teste da Bochechinha.

      Responder
  5. Adrian

    Ola,

    o pessoal do hospital/laboratório “perderam” o teste do pezinho da minha filha, daqui a pouco ela vai completar 3 meses de vida, segundo as informações no site de vocês, o teste da bochechinha não substitui o teste do pezinho, mas como já não é mais viável realizar o do pezinho, quais outros testes poderia ela fazer?

    Responder
    • Letícia Marcorin

      Olá Adrian! Agradecemos o interesse no nosso blog!

      O Teste da Bochechinha realmente não substitui o Teste do Pezinho, mas o complementa investigando mais de 340 doenças tratáveis que se manifestam na infância.
      Existem também versões ampliadas do Teste do Pezinho na rede privada.

      Quaisquer outras dúvidas, estamos à disposição!

      Responder
  6. Felipe

    Estou em duvida em fazer o teste do pezinho plus ou fazer o ampliado com o da bochecha. O da bochecha cobre o que é feito pelo plus?

    Responder
    • Letícia Marcorin

      Olá Felipe! Agradecemos muito pelo seu comentário!

      O Teste da Bochechinha investiga mais de 340 doenças genéticas que se manifestam na infância, sendo o teste de triagem neonatal genético mais avançado no mercado. Doenças de causa não genética que podem estar inclusas em testes bioquímicos, como as versões ampliadas do Teste do Pezinho, portanto, não são investigadas. Por isso o Teste da Bochechinha complementa o Teste do Pezinho.
      Quanto a escolha dos testes, consulte sempre um médico para que, juntos, tomem a melhor decisão para a saúde do seu bebê.

      Quaisquer outras dúvidas, estamos à disposição!

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Teste da Bochechinha