logo tipo epd
Início » Dúvidas frequentes » Sequenciamento de Nova Geração: o que é?

Sequenciamento de Nova Geração: o que é?

Compartilhe:

Um sequenciador de DNA com uma molécula de DNA passado atrás.

Texto por: Nathalia Taniguti

24/07/20

Entenda o Sequenciamento de Nova Geração, a técnica de sequenciamento de DNA pela qual as amostras do Teste da Bochechinha são sequenciadas.

O Sequenciamento de Nova Geração (Next Generation Sequencing – NGS) é uma tecnologia de sequenciamento em larga escala na qual milhões e até bilhões de fragmentos de DNA são sequenciados simultaneamente em uma única corrida. 

O Sequenciamento de Nova Geração é a tecnologia usada para identificar a sequência de bases do DNA das amostras que são analisadas no Teste da Bochechinha.

Entenda sobre essa técnica que revolucionou os estudos biológicos e qual sua importância para a triagem genética.

O que é Sequenciamento de Nova Geração (NGS)?

 

Sequenciamento de Nova Geração, também chamado de NGS (do inglês, Next Generation Sequencing) é uma tecnologia de alta performance, automatizada e que permite o sequenciamento do DNA de forma massiva, em paralelo (isto é, simultaneamente), e com a análise de diferentes amostras em um mesmo ensaio (multiplex).

Desde o surgimento das primeiras tecnologias, hoje denominadas de segunda geração, já foram desenvolvidos sequenciadores de terceira e quarta geração. O Sequenciamento de Nova Geração revolucionou a genômica e várias outras áreas, como a medicina.

Antes do NGS, o método de sequenciamento de DNA largamente utilizado por anos foi o método de Sanger, desenvolvido na década de 1970. Nessa tecnologia, dentre outras diferenças com relação ao NGS, acontece o sequenciamento de apenas um fragmento de DNA por reação, o que limita a escalabilidade dessa abordagem. 

Além da possibilidade do sequenciamento massivo e em paralelo, outras inovações trazidas pelo NGS também permitiram reduzir os custos do sequenciamento, que vêm decrescendo significativamente nos últimos 20 anos.  

gráfico mostrando a diminuição no preço do sequenciamento do genoma ao longo dos anos

 

Sequenciamento de Nova Geração na Mendelics

Existem diferenças entre os métodos de preparo de amostras e plataformas (equipamentos) do Sequenciamento de Nova Geração. O Teste da Bochechinha utiliza sequenciamento de segunda geração na plataforma Illumina®, com estratégia de preparo de biblioteca por hibridização e captura, cuja taxa de erros é menor do que em outras estratégias, sendo mais sensível e acurada. Na plataforma Illumina®, durante o sequenciamento, é criada uma cópia de cada fragmento de DNA de interesse onde as bases adicionadas emitem um sinal de fluorescência que é detectado pelo sequenciador, que em seguida traduz esses sinais em sequências de texto.

 

Teste da Bochechinha e o Sequenciamento de Nova Geração

 

Entenda as etapas que envolvem o Teste da Bochechinha, com destaque para o Sequenciamento de Nova Geração. 

Após a coleta de amostra, que no Teste da Bochechinha é por swab bucal, são feitas as seguintes etapas:

1. Extração do DNA: o primeiro passo é extrair o DNA da amostra, utilizando protocolos já testados e bem estabelecidos. 

2. Sequenciamento do DNA: após a extração, inicia-se a etapa laboratorial do Sequenciamento de Nova Geração, que prepara o DNA do recém-nascido para o sequenciamento.

2.1. Preparação da biblioteca: cada amostra recebe um identificador próprio (chamado index, que funciona como uma etiqueta) que é utilizado para diferenciá-la nas etapas de análise.

2.2. Sequenciamento: após a preparação da biblioteca, o DNA do recém-nascido é submetido ao sequenciamento. Os equipamentos de sequenciamento de nova geração sequenciam as amostras de DNA. 

3. Análise do DNA – bioinformática: após o sequenciamento, os dados genéticos gerados passam por diversas etapas de bioinformática antes de serem interpretados pela equipe médica e de aconselhamento genético.

O Teste da Bochechinha utiliza o Abracadabra®, uma plataforma proprietária de análises genéticas baseada em Inteligência Artificial, que interpreta os dados gerados no Sequenciamento de Nova Geração, analisa as variantes genéticas encontradas nas amostras e as classifica de acordo com a relevância clínica (de benigna à patogênica).

4. Análise médica e elaboração de laudo: as variantes genéticas identificadas na etapa anterior são avaliadas exclusivamente pela equipe médica e de aconselhamento genético, composta por médicos e geneticistas experientes, que também são responsáveis pela elaboração dos laudos.

Etapas do Teste da Bochechinha representadas em um fluxo.

 

Qual a importância do Sequenciamento de Nova Geração na triagem neonatal?

 

A triagem neonatal é uma ação preventiva para identificar doenças tratáveis e com manifestação ainda na infância. Quando identificadas e tratadas precocemente, essas doenças podem não interferir no desenvolvimento do recém-nascido ou ter seu impacto reduzido com uma melhora significativa na qualidade de vida da criança. 

Todos os recém-nascidos no Brasil têm o direito de realizar, gratuitamente, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Teste do Pezinho. Contudo, centenas de doenças genéticas com tratamento disponível não são incluídas nesse e em outros testes de triagem neonatal devido às limitações técnicas. 

Assim, o uso da tecnologia de Sequenciamento de Nova Geração na triagem neonatal, como é feito no Teste da Bochechinha, é uma abordagem inovadora que permite expandir o número de doenças triadas em recém-nascidos, através da análise de centenas de genes de uma única vez, de forma rápida e precisa.

O Teste da Bochechinha identifica recém-nascidos assintomáticos com risco aumentado para desenvolver 340 doenças raras, graves e com tratamento disponível. A triagem neonatal genética salva vidas! 

Tem alguma dúvida sobre o Sequenciamento de Nova Geração ou sobre o Teste da Bochechinha? Entre em contato conosco pelo site ou pelo telefone (11) 5096-6001.

É médico e quer oferecer o Teste da Bochechinha em sua clínica, consultório, hospital ou maternidade? Fale com a nossa equipe e seja nosso parceiro.

 

Revisão

O que é Sequenciamento de Nova Geração?

Sequenciamento de Nova Geração, também chamado de NGS (do inglês, Next Generation Sequencing) é uma tecnologia de alta performance, automatizada e que permite o sequenciamento do DNA de forma massiva, em paralelo (isto é, simultaneamente), e pela análise de diferentes amostras em um mesmo ensaio (multiplex).

Quais as vantagens do Sequenciamento de Nova Geração?

Existem diversas vantagens trazidas pelo Sequenciamento de Nova Geração, como a possibilidade de sequenciar milhões de pares de bases de diferentes fragmentos de DNA, com alta performance, ao mesmo tempo e em um mesmo ensaio, o que diminui tempo de análise e custo do exame.


Referências

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Conheça mais sobre o Retinoblastoma - Teste da Bochechinha - […] isso utilizamos a moderna técnica de sequenciamento de nova geração para analisar o DNA do bebê e identificar mutações…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *